Quantas são as leis morais do Espiritismo?

Livros espíritas, feito o livro laços de afeto, são majoritariamente a maior forma de disseminação da doutrina e das leis morais do espiritismo. Muitas pessoas ainda pensam que, diferentemente de outras religiões, o espiritismo é mais vago no aspecto doutrinário e moral.

Para desfazer essa ideia, hoje apresentaremos quais são de fato as leis morais do espiritismo, para que servem elas, onde elas estão escritas e como podemos aprender mais sobre elas.

O que são as leis morais do espiritismo?

As leis morais do espiritismo são um conjunto de regras que visam definir a maneira com que todo adepto da doutrina espírita deve se portar diante de situações diversas, assim como também de sua própria religião e da natureza em si.

Sem essas leis morais, a religião espírita acabaria se tornando um caos e, certamente, poderiam ocorrer inúmeros problemas, assim como divisões e afins. Portanto, as leis morais são essenciais para a vida de todo espírita.

Quantas são as leis morais do espiritismo?

As leis morais do espiritismo são onze, e elas complementam e resumem os mandamentos de Moisés no Velho Testamento e os ensinamentos de Jesus Cristo no Novo Testamento. Com isso, as leis morais são:

  • Lei de Adoração, que afirma que devemos amar e adorar a Deus incondicionalmente;
  • Lei do Trabalho, que mostra que o trabalho é inerente à condição humana;
  • Lei de Reprodução, que mostra que devemos nos reproduzir para dar a outras almas a chance de reencarnar e evoluir ;
  • Lei de Conservação, que demonstra a necessidade do autocuidado;
  • Lei de Destruição, que afirma a necessidade da destruição como processo natural de evolução;
  • Lei de Sociedade, que mostra como a vida em sociedade é parte da natureza humana;
  • Lei de Progresso, um ponto chave, que demonstra a necessidade da reencarnação e da evolução;
  • Lei de Igualdade, que afirma a igualdade entre todos os seres humanos;
  • Lei de Liberdade, que afirma a necessidade da liberdade humana;
  • Lei de Justiça, Amor e Caridade, que demonstra a necessidade de harmonia para a evolução;
  • Lei da Perfeição Moral, que afirma que devemos sempre buscar a perfeição moral com base em Cristo.

Cada lei possui um ponto chave não apenas para a compreensão da condição humana, mas para a própria manutenção da vida humana neste plano, a fim de garantir que evoluímos e, eventualmente, possamos quebrar a cadeia reencarnatória.

Onde estão escritas as leis morais do espiritismo?

As leis morais do espiritismo estão presentes em toda a obra de Allan Kardec, mas estão listadas mais especificamente no Livro dos Espíritos, onde Kardec as enumera e explica detalhadamente.

Pode-se afirmar também que as leis morais do espiritismo estão presentes na Bíblia, embora de maneira menos direta, uma vez que o espiritismo é uma religião cristã e tem a Bíblia como livro sagrado também. No entanto, a linguagem bíblica é muito mais simbólica e, portanto, requer maior atenção para compreender.

Diferença entre as leis morais e leis divinas

Em termos técnicos, as leis morais dizem respeito ao comportamento humano enquanto, as leis divinas, são leis estabelecidas por Deus para os homens. Dentro da doutrina espírita, no entanto, não existe essa diferenciação.

Isso porque as leis morais que os homens devem seguir são leis divinas, estabelecidas por Deus e pelos espíritos mais evoluídos para que a humanidade possa evoluir e quebrar o ciclo reencarnatório. 

Onde comprar livro espírita?

Além dos textos doutrinários, também é comum que espíritas aprendam sobre sua religião por meio dos romances e outros tipos de livro, feito o livro Laços de Afeto e muitos outros. Para adquirir o livro a força da vida, o livro Laços de Afeto, os livros doutrinários de Allan Kardec, e muitos outros livros espíritas, você pode acessar a loja virtual da Editora Dufaux, uma editora especializada na divulgação e publicação da doutrina espírita.

Lá você encontrará livros de todos os tipos, desde os livros mais “formais” e técnicos, até romances de inúmeros autores espíritas de renome, feitos por Zíbia Gasparetto e Chico Xavier. Além disso, eles contam tanto com livros físicos quanto com livros digitais, portanto não deixe de conferir!

Toda religião tem suas leis morais, e com o espiritismo, isso não é diferente. Através da unificação e simplificação das regras apresentadas pelos guias, Kardec codificou um sistema moral de máxima importância, que permite ao espírita atingir sua evolução e estar em contato com o divino.


Publicado

em

por

Tags: